Falta de ventilação e iluminação pode ser prejudicial aos moradores – é preciso deixar o ar e a luz entrar

 

 Aline Marinho

 

O inverno mal começou e as preocupações com a casa já estão deixando várias pessoas em alerta. A estação, além do frio, pode trazer outras características da época: cheiro de roupa guardada, umidade, mofo e bolor. Isso ocorre porque a maioria das pessoas, para fugir da friagem, fecha portas e janelas, deixando a casa sem ventilação e iluminação adequadas. Essa atitude pode prejudicar pinturas, móveis, roupas e, principalmente, a saúde.

J985 - BOX Sua Casa

Aglomeração de fungos

Ao deixar a casa fechada, há diminuição da umidade do ar e o aumento de temperatura, a junção desses dois fenômenos causa o surgimento de mofo e bolor, que ao contrário do que muitos pensam, não são a mesma coisa. Ambos são espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica, porém o bolor é a fase inicial, que infecta o objeto, deixando uma camada acinzentada que pode ser removida facilmente, enquanto o mofo é a fase mais avançada, que corrói o material afetado, além de deixar manchas escuras que dificilmente são removidas.

Cômodos afetados

A aglomeração de fungos acontece principalmente nos ambientes mais úmidos da casa, a maior parte dos casos ocorre no banheiro, devido ao vapor emitido pelo chuveiro durante o banho. O mofo aparece, geralmente, entre os azulejos, nas paredes e no teto. O aglomerado deixa o ambiente com uma aparência suja e um odor desagradável.

A cozinha é outro ponto afetado pelos fungos, principalmente no armário ou em grandes gaveteiros. Ao contrário do banheiro, o mofo não fica tão visível, o que requer um pouco mais de atenção dos moradores. Alimentos como: pães, bolos e frutas são facilmente infectados por micro-organismos. No período de inverno, caso esses produtos estejam guardados há algum tempo, é recomendado verificar a aparência e qualidade antes da ingestão.

Outros ambientes

O quarto e a sala, geralmente, são os ambientes menos afetados, mas não estão isentos ao problema. Se os cômodos ficarem próximos ao banheiro, os moradores devem redobrar a atenção. O vapor emitido pelo chuveiro pode penetrar nas paredes e prejudicar os móveis. São comuns casos de mofo em guarda-roupas, estantes, sofás e até mesmo em roupas e tecidos de cama. “Já perdi um guarda-roupa por causa do mofo, eu sentia o cheiro, mas não imaginava que estava corroendo a parte traseira do móvel. Quando fui verificar com meu filho, não tinha mais jeito, estava com uma aparência horrível”, contou a dona de casa Aparecida Ribeiro.

O recomendado é deixar todos os móveis, de qualquer ambiente, cerca de cinco centímetros de distância da parede para que não haja acumulo de umidade e a aglomeração de micro-organismos.

Riscos à saúde

Segundo estudos realizados por universidades norte-americanas, 21% dos ataques de asmas são causados pela exposição ao mofo. De acordo com o CDC (Center of Disease Control – Centro de Controle de Doenças), existem mais de 500 tipos de fungos que são prejudiciais à saúde. “Tenho rinite alérgica e sofro com bronquite asmática. Meu quarto era bem úmido, o que piorava a situação. Meu pai teve que recorrer a um pedreiro para recuperar as paredes do quarto. Hoje em dia a situação está um pouco melhor”, relatou a estudante Sindy Caroline.

 

Prevenção

Para evitar a contaminação de pintura, móveis, roupas e alimentos, o mais indicado é deixar portas e janelas abertas no mínimo 2 horas ao dia. O ar fresco e a luz solar são ótimos aliados para combater qualquer tipo de fungo. Além disso, manter os ambientes sempre limpos e organizados, evitando assim, o acumulo de sujeira e pó.

Outro fator importante e indicado por especialistas é manter o guarda-roupa, o armário e os gaveteiros abertos durante algumas horas por dia, como esses móveis são naturalmente escuros, a iluminação é de extrema importância.

O colchão também pode ser infectado e levar riscos à saúde. É indicado deixá-lo no sol ao menos duas vezes por semana, para que os raios solares possam matar qualquer tipo de micro-organismos, esse procedimento também é indicado para roupas que ficam muito tempo guardadas, como jaquetas de couro e blusas de frio.

Produtos de mercado

As grandes redes de supermercados disponibilizam uma série de soluções antimofo, que são utilizadas, geralmente, em guarda-roupas e armários. Além desses produtos, o desumidificador, aparelho eletrônico que custa entre R$ 300,00 a R$ 4.000,00, tornou-se uma ótima opção para diminuir a umidade das casas.

Caso a prevenção e os produtos utilizados não sejam suficientes, o morador deve ficar atento a outros fatores que causam a umidade, como por exemplo, as infiltrações, causadas por instalações incorretas de tubos e conexões hidráulicos. Nesse caso, é necessária a intervenção de um especialista para que o problema possa ser resolvido.

Categoria:

Leia também