Procedimento é dividido em três fases e leva até 8 meses e valores são ‘salgados’ ao bolso

Da Folhapress
Foto: Divulgação - Freepik
Foto: Divulgação – Freepik

Quem pretende colocar um implante dentário precisa ter calma. Todo o procedimento, desde a avaliação clínica até a prótese definitiva, pode demorar de seis a oito meses, dependendo da quantidade de dentes a ser implantado e da estrutura óssea do paciente.

Ilustrações: Folhapress
Ilustrações: Folhapress

Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, o implante dentário é dividido em três partes principais: a instalação do pino de titânio, a colocação de um parafuso para fixar o pino ao dente e, finalmente, o dente, chamado de coroa.

Antes de realizar o procedimento, é necessário fazer exames de sangue e uma tomografia para saber a situação do paciente.

 O implante

O implantodontista Alexandre Bussab, da Clínica Brasil Smiles, explica que o implante é a instalação de um pino de titânio parafusado no osso do paciente. Este pino vai substituir a raiz. “O titânio é um metal compatível como nosso organismo. Para que a integração entre titânio e osso ocorra por completo, demora de quatro a seis meses”, disse.

Bussab explica que, após esse procedimento, o paciente recebe uma prótese provisória do dente, que pode ser fixa ou móvel.

A cirurgiã-dentista Carla Moruzzi, da Clínica Sorridents, ressalta a importância do repouso absoluto nas primeiras 48 horas após o procedimento. “A alimentação precisa ser pastosa e o paciente não pode forçar a mastigação no local do implante”, afirmou.

Após a fixação do pino no osso, será necessário abrir novamente a gengiva para instalar um novo parafuso para fixar o pino de titânio ao dente. O tempo de cicatrização varia de paciente para paciente e pode demorar de três semanas a dois meses.

Somente após a cicatrização do segundo procedimento é que será instalada a prótese definitiva do dente.

 A prótese

Pacientes devem ficar muito atentos à escolha do profissional e ao tipo da prótese a ser utilizada pelo especialista – desconfie de serviços muito baratos, que podem não estar usando materiais recomendados. Em média, um pino e um dente custam entre R$ 1.500 e R$ 4.000.

Em caso de dúvida, a orientação é procurar o Conselho Regional de Odontologia.

Categoria:

Leia também