Os números do ramo só aumentam. Aos interessados, estudar o mercado e fazer cálculos é imprescindível
Rayane Santos
O faturamento do setor de franquias é uma crescente desde 2003, de acordo com ABF (Associação Brasileira de Franchising). O número de franqueados e de empregos gerados pelo setor evolui em uma constante, sinalizando a consolidação do ramo.
Atualmente, abrir uma franquia no Brasil é uma boa iniciativa desde que a escolha da marca e da localização da nova operação seja minuciosamente pensada. “Em momentos de crise econômica é válido pensar em novas configurações de negócio. Porém, o investidor deve redobrar os cuidados na escolha da franquia, principalmente se depender de recursos financeiros captados entre duas ou mais pessoas ou através de empréstimos”, aponta o advogado Gustavo Maggioni, do grupo especializado em franquias Gramani e Maggioni.
Fazer cálculos e analisar possibilidades é função do interessado, antes mesmo de abrir o negócio.
Sem agir por impulso
Mais do que se identificar com o ramo escolhido, o franqueado deve analisar a perspectiva do mercado visado e a forma de atuação da empresa. Se a expectativa for positiva, cabe compreender o negócio – fator considerado ainda mais relevante do que o tipo de produto/serviço oferecido. “É importante conversar com outros franqueados da marca para entender a rotina do empreendimento na prática”, indica Maggioni.
Uma das principais exigências para ter um negócio duradouro é saber em quanto tempo será possível contar com o lucro da franquia e se até lá haverá dinheiro em caixa suficiente para suprir despesas como o quadro de funcionários, reposição do estoque e as contas fixas.
Na hora de fechar negócio com o franqueador, é importante analisar minuciosamente o contrato e entender os deveres ali assumidos. Neste momento, convém buscar o respaldo de um advogado.
Após abrir a empresa, chega-se a efetiva hora de “colocar as mãos na massa”. “O franqueado deve ter consciência de que para que o negócio dê certo ele terá que trabalhar e se dedicar completamente”, aponta Maggioni. “Mesmo que conte com o conhecimento e a experiência do franqueador, o dia a dia da operação será gerenciado pelo franqueado”, lembra o advogado.
De olho o mercado
No prêmio Melhores Franquias do Brasil 2014, foram contempladas as empresas iGUi (piscinas), Griletto (restaurante), Rei do Mate (cafeteria), O Boticário (cosméticos e perfumaria), Uptime (ensino de idiomas), Ortodontic Center (saúde) e Bono Pneus (veículos), entre outras.
Segundo Maggioni, o ramo mais indicado atualmente é o de alimentação. “Ele costuma ter um desempenho melhor do que outros segmentos no setor de franchising (franquias), porém exige bastante cuidado, em especial com a localização. Situar bem a unidade em ruas, avenidas ou centro comerciais é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio”, indica.