Aperfeiçoamento e  cursos  de  especialização  são  importantes  para  enriquecer  o  currículo

Aline Marinho
Box: Renan Monteiro
Box: Renan Monteiro

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho não está fácil. Além da larga concorrência, a crise econômica que afeta o país dificulta ainda mais a busca de jovens por oportunidades de estágio em todas as áreas.

Neste momento é importante que o aluno tenha consciência de que pequenos detalhes podem fazer a diferença. Além de ter  um currículo bem estruturado, é importante que ele faça cursos de especialização e extracurriculares para expandir o conhecimento e criar novas oportunidades.

 Aperfeiçoamento

O currículo é uma das ferramentas mais importantes na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho, pois contém todas as informações relevantes sobre o candidato – dados pessoais, escolares e profissionais.

Para enriquecer ainda mais o arquivo, a coordenadora de treinamentos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Rafaela Gonçalves afirma que instituições de ensino e empresas especializadas possuem cursos gratuitos e extracurriculares que ajudam o aluno a desenvolver ainda mais experiência.

“Outra dica é incluir o nível de conhecimento em outros idiomas e atividades extras, como por exemplo, intercâmbios, projetos acadêmicos ou grupos de atividades filantrópicas que sempre são bem vistos pelos selecionadores”, aconselha Rafaela.

Além dos cursos de especificação, o aluno deve contar com um bom conhecimento em tecnologia e comunicação, independente da área. A experiência em Pacote Office – Word, Excel, Power Point e Outlook – também é essencial para a valorização do currículo.

No currículo

Nem todas as atividades realizadas pelos estudantes precisam – necessariamente – estar no currículo. Apenas informações relevantes devem ser listadas no documento.

Trabalhos voluntários, oficinas e palestras, por exemplo, devem estar especificadas no currículo. “Você pode incluir esses itens em um campo como: Atividades Extracurriculares ou Projetos e Premiações. Caso o estudante não possua nenhuma experiência, inserir esses itens pode ajudar muito. Afinal, quem participa dessas atividades também aprende e desenvolve muitas habilidades que podem ser necessárias para a empresa”, afirmou Rafaela.

A participação de conferências municipais, estaduais e federais também pode fazer parte do currículo. Segundo a coordenadora do Nube, o ideal é descrever brevemente o Projeto, relatar a proposta que foi discutida na conferência, resoluções, datas e leis relacionadas.

 Certificados

Uma dúvida comum entre os estudantes – antes de realizar algum curso extracurricular – é se a instituição de ensino oferece ou não o certificado no final das aulas. Além disso, há a preocupação com a relevância do documento para comprovar a realização do curso.

Neste caso, Rafaela Gonçalves aconselha que o ideal é buscar instituições que oferecem certificados. “É uma forma mais eficaz do estudante verificar a autenticidade dos materiais que as instituições que ministram os cursos oferecem. Assim, ele investe tempo em conteúdos de qualidade”, contou a coordenadora do Nube.

Vale ressaltar que o conhecimento nunca é demais e que o estudante deve e precisa se manter atualizado sobre sua área de especialização e sobre outros relevantes.

Categoria:

Leia também