Há algum tempo, uma matéria com o título “Após recorde de 122 anos, a tendência é que as pessoas vivam até os 115 anos”, mostrou que os avanços médicos das últimas décadas aumentaram não apenas a expectativa de vida, mas, também, a qualidade de vida.

Lutamos tanto para ter sucesso, dinheiro, fama e poder, mas o que é realmente importante na velhice? Quais são as características dos homens e mulheres que estão inventando uma “bela velhice”? Na minha pesquisa “Corpo, envelhecimento e felicidade” tenho entrevistado brasileiros de mais de 90 anos.

Sara, 91, começou a nossa conversa dizendo: “Já sei, você quer saber quais são os meus projetos de vida”. Surpresa com seu entusiasmo, concordei: “Isso mesmo, quero saber quais são os seus projetos”.

Ela contou que está escrevendo um livro com histórias da sua família e quer publicar alguns casos engraçados na rede social Facebook.

Quanto mais observo os “belos velhos”, mais tenho o desejo de conseguir chegar aos 90 anos (ou mais), com a mesma energia, entusiasmo e vitalidade. Eles estão me ensinando a construir os meus projetos de vida que irão dar algum sentido à minha existência. Com eles, perdi o medo de envelhecer.

Há quase 30 anos pesquiso homens e mulheres de todas as idades, mas, agora, prestando atenção nos que têm mais de 90 anos, sempre me pergunto: Quais são os meus projetos de vida? O que é realmente importante para construir uma “bela velhice”?

Leia também