Tenho buscado compreender o significado do amor nas diferentes fases da vida. Muitos homens e mulheres, após inúmeras experiências afetivas e sexuais, afirmam que encontraram o amor quando já tinham desistido de viver essa experiência.

Uma médica de 65 anos disse:”Eu já não acreditava mais no amor. Fui casada quatro vezes e sofri muito com cada separação. Mas, sem procurar, encontrei o grande amor da minha vida depois dos 60 anos.

O marido, um engenheiro de 69 anos, disse que todas as suas ex-mulheres queriam mudar tudo nele, desde a forma de se vestir até o modo de se relacionar com a família.

“Quando nos encontramos eu já tinha filhos adultos e netos. E eu queria uma mulher exatamente como ela é: inteligente, independente, compreensiva, carinhosa, atenciosa, apaixonada pelo que faz, e, principalmente, muito divertida. Estava cansado de mulheres infantis, reclamonas, exigentes, insatisfeitas, chatas, pesadas. Todo mundo diz que tem muito mais mulher do que homem, mas só agora eu consegui encontrar uma mulher que me faz realmente feliz”.

E mais:

“Muita gente é mesquinha no amor, economiza demais nas demonstrações de carinho, tem medo de se entregar e levar um fora. Não tenho mais tempo para só dar e receber migalhas, para viver uma relação mequetrefe, onde tudo parece ser um sacrifício. Cansei de ser censurado, criticado, de viver com alguém que só enxerga meus defeitos e não reconhece o meu valor”.

Ele conclui: “Com tantos preconceitos associados aos velhos, como eu poderia imaginar que iria encontrar o amor verdadeiro justamente nesta fase da minha vida?”.

Mirian Goldenberg é antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia também