Pesquisa sobre desperdício de alimentos aponta que 61% brasileiros descartam, semanalmente, um ou dois alimentos em perfeito estado. Quase metade, 49% dos entrevistados, assumiram fazer isso diariamente.

O levantamento foi feito pela empresa Unilever, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) para analisar o resultado.

A pesquisa, feita em escala global, ouviu 4 mil pessoas, sendo 2 norte-americanos, mil brasileiros e mil argentinos, com idades entre 18 e 64 anos, no período de agosto a setembro de 2017. Os participantes são responsáveis ou estão envolvidos no processo de decisão de compra e preparo da comida.

 

Cegueira de geladeira

Chamado de “cegueira da geladeira”, o hábito de não ver ou ignorar alimentos, é visto como um dos vilões do desperdício. Quem compra e desperdiça assume que o grande problema é a falta de inspiração. Muitos olham para a geladeira, mas não sabem o que cozinhar ou comer.

Outros vilões apontados pela pesquisa são comprar comida além do necessário, pais que adquirem opções extras para satisfazer o gosto de diferentes membros da família e a compra de alimentos diferentes dos habitual para testar, que acabam não agradando.

 

No lixo

Os tipos de alimentos mais desperdiçados são os perecíveis, como saladas, vegetais e frutas. Na hora de decidir se joga ou não fora, o brasileiro leva em conta cheiro e aparência e prazo de validade expirado.

Segundo a ONU, por ano, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo. No Brasil, são descartadas cerca de 41 mil toneladas diariamente, o que daria para alimentar 25 milhões de pessoas por dia.

Leia também