Nada como, num dia quente, levantar o cabelo e sentir um ventinho soprar na nuca. Uma boa tática para aliviar o calor é prender o cabelo em um coque, penteado que reúne beleza e funcionalidade. “O calor certamente colabora para que as mulheres prendam mais o cabelo, mas o coque sempre será um recurso de beleza e delicadeza feminina”, acrescenta o “hair stylist” Robson Trindade.

Histórico

Clássico, o penteado nasceu na Antiguidade e nunca mais saiu de moda. “Na Grécia antiga, em que o cuidado com a aparência era evidente, as mulheres usavam o coque para indicar status. Eles eram desconstruídos e feitos com os cabelos encaracolados. Já na Europa medieval, as rainhas usavam coques altos, bem presos e volumosos, simbolizando hierarquia, seriedade e poder”, lembra Juliano Culkin, “hair stylist” do salão C.Kamura Campinas.

Nos anos 1960, as atrizes Brigitte Bardot e Audrey Hepburn transformaram o coque em sucesso novamente, deram a ele estilo e afastaram o conceito de “penteado de vovó”. “Hoje, esse penteado pode ser usado em qualquer ocasião”, indica Culkin.

Altos, baixos, milimetricamente presos ou com fios soltos. Vários tipos estão em alta, segundo os especialistas. “Vale o improviso. E todos os cabelos podem fazer um coque, seja crespo, muito liso ou ondulado”, diz Barbara Fogaça, “hair stylist”.

Acessórios

Uma esponjinha em formato de “donut” é a responsável por coques perfeitinhos, ideais para ir trabalhar ou para eventos ou festas. “É um acessório que toda mulher deveria ter em casa. O coque “donut” é lindo e cabe em qualquer ocasião. Ótimo para dias em que aparece um compromisso de última hora e que não dá tempo para fazer outro penteado”, indica o “hair stylist” Juliano Culkin.

O truque é simples e dá para fazer em poucos minutos. “Basicamente, é só encaixar o acessório no rabo de cavalo e esconder a esponja com os fios”, diz a cabeleireira Barbara Fogaça. “O volume fica incrível, e o resultado final, maravilhoso”, avalia o cabeleireiro Robson Trindade.

Coque despenteado

O coque arrumado bagunçadinho é o queridinho do momento.  “Moderno, o coque ’podrinho’, que parece que não está arrumado é super tendência”, afirma Juliano Culkin, cabeleireiro.

Ele pode ser usado por mulheres de todas as idades. “As mais jovens e as chamadas it girls o usam bem alto, no topo da cabeça, pela beleza e praticidade para enfrentar dias de calor. Ótimo para ir ao banco, fazer compras, ir ao supermercado. As mulheres de meia-idade também o usam, pois deixa a aparência jovial”, diz o “hair stylist”.

Prático, ele é ideal para qualquer ocasião, desde o dia a dia até mesmo em festas, quando o ar despojado passa por sofisticado. “No trabalho, o viés despojado do cabelo passa um imagem de comprometimento com o trabalho”, afirma Robson Trindade, hairstylist e visagista.

Para fazer não há segredos.  “No dia a dia a pessoa pode simplesmente enrolar e prender o cabelo”, ensina Barbara Fogaça, hair stylist.

Quem quiser incrementar mais pode, ainda apostar em enfeites. Com algumas ressalvas vale quase tudo! Lenços, apliques, flores pequenas e discretas, amarração, tiras de couro, hashi e grampos. O que não pode é usar lápis e piranha; por mais bonita e delicada que possa ser.. estão completamente ultrapassadas”, ressalva Robson.

*Folhapress

Leia também