Da Redação

 

As sobrancelhas possuem um papel fundamental para definir e harmonizar a expressão do rosto. E seu estilo muda ao longo das décadas. Por isso, é importante mantê-las bem-feitas e escolher um profissional especializado que indique o design correto para o seu tipo de rosto e o passo a passo para deixá-las sempre impecáveis.

 

Os famosos ‘pelinhos’

O pelo tem seu ciclo de crescimento e pode, realmente, ficar mais fraco ou até parar de nascer, se for sempre tirado. Acontece que em alguns estabelecimentos especializados, é realizado um mapeamento, aonde o desenho revela o formato ideal de sobrancelhas para cada tipo de rosto.

“Feito o mapeamento, extraímos apenas o pelos que saem do desenho e isso faz com que aqueles que ficaram dentro do desenho apareçam muito mais. Fazer o design com o mesmo método, ajuda a manter o formato das sobrancelhas, que podem até ficar mais cheias ao longo do tempo”, explica Luciana de Deus, da Benefit, marca especializadas em sobrancelhas.

 

Métodos e dúvidas

Ao tirar a sobrancelha com cera, você acaba causando flacidez na região próxima a pálpebra? Segundo Luciana, qualquer método de design de sobrancelhas – cera, linha, pinça –  pode deixar as pálpebras flácidas se forem executados de forma incorreta.

“Na hora de extrair os pelos, é importante esticar bem a pele para que ela não faça o movimento de ‘vai-vem’, que é o que causa da flacidez”, diz.

A cera é o melhor método para depilar as sobrancelhas. Remove todos os tipos de pelo, desde os fininhos até os mais grossos, deixando os pelos que ficaram mais destacados. Além disso, por tirar tudo de uma vez, o método da cera é menos dolorido – ou seja, mais rápido e eficaz.

 

Os detalhes

O tom ideal de preenchimento da maquiagem para sobrancelhas é o tom da raiz do cabelo, para que não haja diferenciação e deixe de haver a harmonia no rosto.

Quanto a diferença entre o tamanho e a curvatura das as sobrancelhas, Luciana explica que ‘elas são irmãs, mas não gêmeas”. As expressões do rosto influenciam também na forma como as levantamos.

“A sobrancelha é a moldura do olhar. Para encontrar o formato ideal de sobrancelhas para qualquer tipo de rosto usamos todos os ângulos dele”, fala a especialista.

 

Maquiando os ‘pelos’

As sobrancelhas podem ser preenchidas todos os dias, desde que sejam maquiadas com produtos específicos e que essa maquiagem deve ser removida totalmente no fim do dia.

“Dessa forma os poros não são entupidos e, consequentemente, os pelos não ficam fracos. Para pelos fracos ou fininhos, recomenda-se usar algum produto de sobrancelha com ação condicionante”, orienta Luciana.

 

E os famosos lápis

Luciana de Deus comenta que existem várias tipos de produtos que preenchem falhas nas sobrancelhas. “Os lápis são os mais comuns e criam um efeito natural. A sombra de sobrancelha também é interessante pra quem não tem muita habilidade e gosta de um resultado natural. Para as sobrancelhas contornadas e mais dramáticas a fórmula gel-creme é perfeita”, ensina.

Leia também