As mulheres contam com uma nova opção na hora de fazer a maquiagem. É a esponja em formato de gota, acessório já adotado por maquiadoras e blogueiras de beleza e que promete um resultado mais natural e uniforme na hora de passar a base.

A esponja pode ser encontrada por valores que variam de R$15 R$110, dependendo da marca.

Como usar

Especialistas indicam que, para obter um efeito mais suave, o truque é utilizá-la úmida, como ensina a maquiadora Gisele Santos. “Em um potinho com água, mergulhe a esponja e espere um minuto. Ela vai ficar inchada, e o excesso de água deve ser retirado, apertando- a algumas vezes. Depois disso, coloque gotinhas da base em uma paleta e passe a esponja úmida sobre elas. Em seguida, combatidinhas, comece a aplicá-la no rosto. Quando toda a pele estiver preenchida, será possível perceber o efeito bem uniforme.”

Ela salienta que jamais o acessório deve ser esfregado de um lado para o outro. “Isso só arrastará o produto, que ficará sem fixação e com a cobertura prejudicada”, explica.

Casos específicos

Gisele pondera, porém, que a quantidade de base usada costuma ser maior, já que a esponja suga muito o produto. Por isso, a profissional indica o seu uso para conquistar um melhor acabamento da maquiagem.

“Eu gosto de passar a base com o pincel de fibra dupla e depois usar a esponja úmida com batidinhas. Dessa forma, ela vai tirar o excesso de produto e deixar o resultado bem suave e natural”, recomenda.

Essa é a mesma opinião da maquiadora Juliana Rakoza. “Gosto de usarem casos específicos, especialmente para tirar o e feito de pele craquelada, quando a base fica muito pesada”, afirma.

Juliana conta que também prefere passar o produto com um pincel e que, se nota que há excesso de base, utiliza a esponja para a correção. “Espirro água termal no rosto, espero ela ser absorvida e, então, passo a esponja, pressionando-a levemente sobre a pele, fazendo movimentos em formato de vírgula.”

Outras utilidades

Gisele destaca que o acessório pode ser usado também para passar o primer e o corretivo. “Uma dica legal é que a pontinha da esponja ajuda a espalhar melhor o corretivo na região dos olhos, ficando mais uniforme e evitando o craquelamento. É ótimo, especialmente, para quem já tem linhas de expressão”, diz, lembrando que os produtos sempre devem ser aplicados com batidinhas.

Outro truque, segundo ela, é aproveitar a ‘sujeirinha’ de base que fica na esponja depois da aplicação no rosto para maquiar as orelhas e o pescoço.“Em fotos e vídeos, se essas regiões não recebem maquiagem, a diferença de corem relação ao rosto fica muito evidente.”

Outras dicas

A espoja em gota é ótima para ser usada como uma “borracha” para corrigir erros de maquiagem. Exagerou no blush Basta dar batidinhas com um pouquinho de base em cima da bochecha para amenizar o problema.

Para uma maior durabilidade, o ideal é lavar a esponja com xampu neutro ou sabonete antibacteriano e deixar secar naturalmente por um período de 24 horas. Como esponjas acumulam bactérias, é recomendado, a cada 15 dias, usar água quente na limpeza e, depois que ela estiver seca, borrifar álcool 70%.

*Folhapress

Leia também