Da redação

Você quer parecer (e ser) uma mulher elegante e sofisticada? Segundo Anna Bey, instrutora do curso “Sete Passos para a Alta Sociedade”, da Escola da Elite, alguns itens tão comuns no nosso guarda-roupa mereceriam ser banidos.

Por mais que vejamos celebridades exibindo regularmente algumas peças, “se você quer ser refinada, esqueça-as”, diz a especialista.

Dentre elas, Anna destaca os jeans rasgados e as roupas de academia, itens que são capazes de arruinar qualquer proposta de um look elegante.

Ela acrescenta à lista de “proibidos” os tops e as camisetas, lisas ou estampadas com personagens de desenho animado, os shorts jeans e qualquer peça que remeta a uma viagem aos anos 90.

Criteriosa e adepta do estilo clássico, Anna ressalta o que deve prevalecer na escolha de um guarda-roupa sofisticado:

Matéria prima

Invista em materiais mais caros, com uma durabilidade maior: cashmere, linho, seda, algodão, lã, couro, camurça e tweed. Evite os materiais sintéticos como poliéster, jersey ou qualquer outro que apresente cores desbotadas. Alguns tecidos sintéticos podem ter uma aparência mais sofisticada, dependendo do mix e das porcentagens: elastano, rayon e viscose.

Cores

Tons terrosos e naturais são sempre mais elegantes na composição do visual. Eleja o preto, banco, bege, marfim, cinza, cáqui, marrom e taupe, além dos tons pastéis como malva, azul-bebê, rosa suave e amarelo claro. A exceção fica por conta do vermelho, uma cor clássica que pode ser sofisticada se for usada corretamente. Looks monocromáticos também são elegantes.

Caimento

Precisa estar bem ajustado ao seu corpo, nem largo e nem muito justo, favorecendo as partes mais bonitas.

Os essenciais

As blusas de gola alta, blazers, roupas sociais, vestidos de seda, cashmeres, cardigãs, calças nas cores preto e branco, camisas e jaquetas são fundamentais para a composição de um guarda-roupas básico. Complemente com lenços, óculos de sol, pérolas, joias e uma bonita bolsa de grife.

 

Respeite o dress code e você estará elegante sempre. Nada de roupas sujas, desgastadas ou descoloridas pelo uso. Elas precisam estar perfeitas, sem rugas.

Não mostre muita pele e nem abuse dos decotes mostrando a lingerie. Não use nada com logotipos exagerados, sapatos com plataforma ou itens falsificados;

Prefira o social ao casual. Crie um estilo próprio, de forma a se sentir confortável com suas roupas, sem cometer deslizes.

Anna ainda sugere “obter um feedback honesto sobre o que combina com você e faça os ajustes necessários. Não se deixe levar por aquilo que vê nas revistas de celebridades e por tendências que só irão destruir o seu visual”.

Leia também