Na última segunda-feira, 22, o Jornal do Trem & Folha do Ônibus recebeu a informação que os trens da série 9500 produzidos pela Hyundai Rotem foram impedidos pelo Ministério Público de São Paulo a operarem com passageiros comercialmente – apenas cinco das 30 composições foram entregues à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e permanecem em testes nas linhas.

Outra denúncia que pesa contra a companhia é a averiguação do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) sobre possíveis irregularidades na contratação ajustada com a Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda para fornecimento de novos trens para funcionamento no trecho da Linha 11 – Coral.

Atrasos confirmados

Questionada sobre a denúncia envolvendo a Hyundai Rotem e a Alsom, a CPTM confirmou o atraso nas entregas e as falhas apresentadas na composição.

“A CPTM já aplicou e continua a aplicar multas às empresas CAF e Hyundai pelo atraso na entrega dos 65 trens. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público que propôs às duas fabricantes o pagamento de indenização por danos morais ao Estado por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta”, informa a companhia.

Quanto aos defeitos apresentados, a CPTM explica que já recebeu 15 trens da CAF e 4 da Hyundai. “Os trens produzidos pela CAF apresentaram falhas decorrentes da operação durante o período de garantia, que estão sendo solucionados. Desse lote, 11 estão operacionais e o restante em testes, incluindo os da Hyundai”, comenta.

O caso da Alstom

As inúmeras prorrogações ocorridas na compra e instalação de novos trens na Linha 11 – Coral foram, segundo o conselheiro do TCE, Antônio Roque Citadine, os motivos centrais que levaram ao questionamento e a busca de esclarecimentos a respeito da licitação, contrato e termos aditivos formalizados junto a empresa Alstom.

O conselheiro questiona a CPTM sobre a escolha da contratada frente às demais concorrentes da licitação, os valores unitários de cada um dos 9 trens – inicialmente cotados em R$ 33.620.789,32 – e os aditamentos que aumentaram os valores da contratação e prorrogou o prazo de vigência.

A CPTM informou que os trens da Linha 11 – Coral foram recebidoos e estão em operação naquela linha desde 2014, e que junto com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos responderão aos questionamentos do TCE.

Um caso à parte

O Jornal do Trem & Folha do Ônibus questionou a CPTM sobre a contratação, em abril deste ano, de Lucas Benevenuto para chefiar o departamento na área de viabilidade de empreendimentos – um setor ligado a concessões, Parceira Público-Privada, privatizações e terceirizações.

Segundo informações recebidas pela redação, Lucas é filho de Pedro Benevenuto, ex-diretor de planejamento da CPTM, que foi afastado do cargo em 2013 após ser denunciado por vazar informações internas para as empresas envolvidas no Cartel do Metrô.

A CPTM não respondeu aos nossos questionamentos sobre esse assunto.

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