A eficiência das prefeituras paulistas foi analisada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, através do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal).  Os dados, consolidados a partir de informações de 2016, mostraram uma queda nos resultados.

O IEG-M avalia sete áreas públicas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadãos (quesitos ligados à área da defesa Civil) e governança de tecnologia da informação. A partir desse levantamento, os municípios são classificados em faixas de resultado que vai desde a altamente efetiva até baixo nível de adequação.

Segundo o presidente do Tribunal de Contas, Sidney Beraldo, “além de contribuírem para o aprimoramento do controle externo e das fiscalizações, os dados do IEG-M podem ser usados pelas administrações como uma ferramenta para a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento”.

Zona Oeste

Dentre as prefeituras avaliadas na zona oeste da Grande São Paulo, as únicas cidades que mostraram uma elevação no índice foram Carapicuíba e Osasco. As demais (Barueri, Itapevi, Jandira e Santana de Paranaíba) não tiveram alterações no nível da avaliação.

Leia também