Escovar os dentes é uma tarefa do dia a dia que pede cuidados tanto no uso da escova quanto na escolha, na troca constante e no armazenamento corretos dela. O tipo ideal varia de pessoa para pessoa, mas uma regra é universal, segundo dentistas: a escova deve ser trocada a cada três meses.

Segundo a cirurgiã-dentista Silvana Frascino, da Câmara Técnica de Odontopediatria do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), é fácil saber o momento de fazer a troca. A especialista diz que algumas escovas possuem um indicador colorido no meio das cerdas que descolore quando ficam gastas, apontando o momento de trocar.

“Tudo isso também é importante para que a higienização da boca não seja comprometida. De nada adianta comprar o modelo ideal e usá-lo além do tempo recomendado”, afirma.

Em relação ao tamanho, Silvana diz que tudo depende da arcada dentária, do tamanho dos dentes e seu posicionamento.  “A habilidade do paciente na escovação, o tamanho e a força da mão também podem interferir na indicação”, diz.

A cirurgiã-dentista Silvana Frascino, da Câmara Técnica de Odontopediatria do Crosp, diz qual a escova ideal a crianças de até três anos: “As de cerdas extra macias, com extremidade arredondada e cabo anatômico”.

 

Higiene

O cuidado com a higiene bucal pode evitar diversos problemas e doenças ao longo da vida, de acordo com o Crosp.

“A escovação e o uso do fio dental devem ser feitos após todas as refeições”, afirma a cirurgiã-dentista Luciane Kraul.

A especialista orienta que, ao escovar os dentes, não se deve usar muita força. “Utilize movimentos circulares curtos por, no mínimo, dois minutos”, afirma Luciane.

 

Creme dental na prevenção

Além da escova de dentes, é preciso ter atenção ao creme dental para manter a higiene bucal, pois pode ajudar a prevenir doenças como cárie, gengivite, entre outros problemas periodontais, de acordo com o cirurgião-dentista Luiz Felipe Scabar, presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do Crosp.

“É altamente recomendada a utilização do creme dental com flúor”, afirma o especialista.

Leia também