O descaso no cuidado com as unhas pode causar a proliferação de fungos, o que acarreta uma onicomicose – tipo de micose que atinge 20% da população mundial, segundo estudos médicos.
Além de causar desconforto, a doença ainda pode levar mais de um ano para ser tratada. “O paciente tem que ter muita disciplina no tratamento, pois o fungo é um organismo muito resistente”, diz a podóloga Cristina Lopes, da clínica Doctor Feet.

Entenda o problema
Entre os fungos no corpo humano, a onicomicose é a segunda que mais aparece, ficando atrás da frieira, que, aliás, quando malcuidada, pode se espalhar pelas unhas.
“A unha do pé cresce um milímetro por mês, quatro vezes mais devagar que a das mãos. Por isso, acaba sendo mais com uma doença nos pés”, afirma Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein.
O médico explica que os fungos fazem parte da microbiologia do organismo humano. “Em alguns momentos, a gente passa por período de diminuição da imunidade, dando ambiente propício para os fungos crescerem de maneira desordenada. E o tratamento é lento e difícil, precisa de paciência”, afirma o dermatologista.
Os sintomas da doença são a unha mais espessa, a perda de brilho, o escurecimento, descolamento e a quebra da unha.

Maiores vítimas
A prevalência é maior em pessoas mais idosas, pois o fluxo sanguíneo é menor, criando uma situação onde o fungo cresce com facilidade.
“Em criança é mais difícil pegar. A unha cresce mais rápido, tem circulação melhor, além da mãe que fica ‘em cima’”, diz Wulkan.

Para evitar
Alguns cuidados simples são bastante eficientes para evitar a doença. “O fungo gosta de um ambiente mais quente, úmido e escuro. Então, quando se usa um calçado fechado, com meia, por exemplo, aumenta a possibilidade de o organismo se instalar no pé”, afirma a podóloga Cristina.
Secar bem os dedos dos pés após o banho, evitar ficar com o pé molhado por muito tempo, optar por calçados mais largos e ventilados, evitar mexer com a terra sem usa luvas e usar somente o próprio material de manicure são as saídas para evitar a doença.
Como tratar
O tratamento da micose da unha é a mais difícil de tratar e também a mais prolongada, podendo ser necessário manter a medicação por mais de 12 meses. O objetivo é eliminar os fungos, com remédios, limpeza das unhas e aplicação de laser.
Especialistas também falam que receitas milagrosas não existem. “O tratamento é feito com medicamentos por via oral”, diz Wulkan.

Leia também