Folhapress

Para acabar com a falta de tempo em discutir os assuntos relacionados ao condomínio, síndicos aderiram às assembleias online. Pelo celular ou computador, em votação pela internet, moradores podem opinar sobre os destinos do prédio mesmo sem estarem presentes nas reuniões. Porém, nem todas as discussões cabem na tela.

Agilizando o processo

As assembleias online surgiram para resolver assuntos simples e que necessitam de respostas rápidas por parte dos condôminos. Também surgiram para envolver os moradores de maneira mais efetiva nos destinos de um prédio.

“Fiz duas assembleias online e consegui um aumento de 40% na participação das pessoas”, afirma o gerente de projetos de sistema José Qualtemar Machado Júnior, 32 anos.

Síndico do condomínio onde vive, Machado Júnior adotou a novidade em janeiro. “A gente busca um condomínio digital, eliminando as questões burocráticas e o papel. Tem mais engajamento dos moradores, eles participam mais”, diz.

 

Sem regulamentação

Especialista em direito condominial, o advogado Rodrigo Karpat afirma que há projeto de lei tratando a respeito das assembleias online e que, por enquanto, os quóruns mínimos exigidos para determinadas mudanças seguem iguais. Ele, porém, faz uma sugestão.

“Assuntos muito polêmicos, mesmo que passe a existir a previsão de assembleia online, sugiro que sejam tratados in loco, antes que sejam tomadas as decisões”, diz.

“De qualquer forma, o projeto de lei se encontra em trâmite. O que temos até agora são condomínios que se aventuraram a alterar a convenção e implantar a assembleia virtual”, fala.

Leia também