Antes de comprar um imóvel é essencial que o interessado leia todo o edital – documento que terá todas as informações e regras do leilão, tais como data, horário e condições de pagamento. É neste documento, também, que consta se há alguma dívida ou pendência relacionada ao imóvel de interesse. Apesar da riqueza de detalhes do edital, a análise de compra não deve ser baseada somente nele. Há outros aspectos que devem ser verificados.

Dicas

Após ler o edital, os interessados devem visitar o local que está sendo leiloado. Caso o imóvel esteja em mau estado ou exija muito investimento em reformas, talvez não valha a pena arrematá-lo. É recomendável levar um arquiteto ou engenheiro junto para uma avaliação mais precisa. Além disso, é impotente chegar se há dívidas. Todas as pendências relacionadas ao imóvel serão transferidas para o novo proprietário. Se não há informações no edital, busque na prefeitura, na Receita Federal e no condomínio.

Os gastos também devem ser analisados. Quem arrematar uma unidade terá que pagar uma comissão para o leiloeiro, que em geral é de 5% do valor do imóvel. Também é preciso arcar com os custos de regularização do imóvel, que incluem o ITBI e gastos com cartório.

*Com Folhapress

Leia também