Ter um jardim em casa é o sonho de muita gente. Porém, com apartamentos cada vez menores, a ideia de ter uma espaço verde na residência parece um desejo impossível de ser alcançado.

“Tem muita gente que gosta de plantas, mas não sabe como ou onde colocar na casa”, conta a designer Betina Barcellos.

Existem maneiras de trazer a natureza para mais perto, mesmo vivendo em espaços reduzidos. Para quem tem pouco espaço em casa, Betina indica as paredes verdes. São pequenos jardins verticais instalados em uma parede da residência. “Elas ocupam pouco espaço, mas exigem uma infraestrutura maior”, alerta a paisagista Caterina Poli.

Tradicional

Outra opção são os tradicionais vasos, que podem ser fixados na parede. Na hora de regar, é só tirar para evitar que a água escorra.

“É importante escolher a planta adequada para cada espaço”, lembra Betina. Fatores como a incidência de sol e vento devem ser levados em conta. Caterina explica que, em espaços abertos onde bate muito vento, é melhor investir em plantas com folhas pequenas, que correm menos risco de rasgar. Alfazema, alecrim, manjericão e hortelã são boas opções.

Já se o ambiente for fechado, é possível utilizar folhagens como os lírios-da-paz e a pacová. Bálsamos e suculentas também vão bem e são fáceis de cuidar, pois não precisam de muita água. Outra opção são as orquídeas, que precisam ser trocadas quando ficarem com as flores murchas.

*Folhapress

 

Leia também