Folhapress

O pigarro é aquela sensação de incômodo na garganta, de que algo está preso e às vezes provoca até engasgo. Na tentativa de expelir esse muco, a pessoa tem muita tosse.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse pigarro não é uma doença, mas sim um sintoma que está associado a várias outras enfermidades, como as inflamações na garganta, na faringe ou laringe e a rinite alérgica.

No outono

Nesta época do ano, quando o tempo fica mais seco e concentra mais poluentes, essas enfermidades são mais comuns e, assim, acabam piorando sintomas como o pigarro.

“Essas doenças são mais comuns neste período de estiagem, quando há maior acúmulo de poeira e concentração de poluentes, e isso contribui para os quadros alérgicos e infecciosos”, afirmou o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do hospital Sírio-Libanês.

Além da estação

Segundo o otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci, da Clínica Dolci, fatores externos podem piorar o sintoma do pigarro, como o cigarro, pois inflama as vias respiratórias. Gritar em excesso também agrava o problema.

Alguns alimentos, se consumidos de forma excessiva, também podem intensificar o pigarro. São eles: pimenta, café, fritura e chocolate. Então, a recomendação é evitar esses alimentos se a pessoa estiver com o incômodo na garganta.

Como o pigarro é apenas um sintoma, é necessário buscar o diagnóstico da enfermidade que o provocou. “Primeiro precisamos saber qual é a doença relacionada ao pigarro e, assim, tratá-la”, afirmou Dolci. Nakandakari ressalta ainda que cada doença tem um tratamento específico. Geralmente, os principais medicamentos usados para essas enfermidades são anti-inflamatórios ou antialérgicos.

E o refluxo?

O otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do hospital Sírio-Libanês, destaca ainda que o refluxo laringofaríngeo também pode provocar pigarro.

A doença é uma consequência do refluxo gástrico e acontece quando a acidez do estômago sobe pelo esôfago, atingindo a laringe e a faringe. Essa inflamação provocada pelo refluxo tem como conseqüência a tosse, rouquidão, dor de garganta e pigarro.

Leia também