Da redação

Para quem tem espaços pequenos, as esquadrias de correr dão mais amplitude aos espaços, tornam os cômodos mais frescos. Elas também favorecem a iluminação natural, ajudando na economia de energia elétrica – quanto maior a claridade, menor o uso de lâmpadas durante o dia.

As portas de correr proporcionam espaço livre para passagens e interligam ambientes – varanda, sala, copa, quartos, etc. – isso faz um ambiente parecer maior. Já as janelas de correr, podem ter abertura de até 50% do vão, garantindo boa ventilação e claridade para cozinhas, salas de estar e de jantar.

Em geral, as portas e janelas de correr têm abertura central ou lateral (para o lado esquerdo ou direito) e podem apresentar grade.

Além do modelo tradicional, com vidro liso, há versões com veneziana, com divisão na folha de vidro e integrada – a folha veneziana é recolhida verticalmente de forma manual ou com controle remoto.

Existem fabricantes que também oferecem janelas de correr com sistema Sound Block – produtos exclusivos com selo A de desempenho acústico e ideais para quem quer um ambiente silencioso – e que podem receber tela mosquiteira – item opcional que previne a entrada de insetos nos ambientes. É o caso da Sasazaki – fabricante de portas e janelas de aço e alumínio.

Na hora de comprar portas e janelas de correr, vale observar e comparar detalhes técnicos. Afinal, as esquadrias serão utilizadas diariamente e precisam garantir resistência, durabilidade e segurança.

Um produto de qualidade traz como resultado um ambiente aconchegante, sem a entrada de ventos pelas laterais das folhas, que produz ruídos indesejados. Uma boa avaliação no momento da compra evita futuras necessidades de trocas e outros transtornos que podem afetar, inclusive, a saúde da família.

Observe ainda se a marca atende às normas vigentes e possui Selo de Identificação da Conformidade, que facilita a identificação do fabricante e do produto certificado.

Leia também