Embora ninguém goste de cobrar nem de ser cobrado, fazer follow-ups frequentes com os funcionários ainda é a única forma eficaz de acompanhar o trabalho, segundo o consultor e coach executivo Silvio Celestino.

Para ele, o chefe que deseja acompanhar seus colaboradores do jeito certo deve apresentar suas expectativas e colocar prazos, além de explicar a importância das atividades em curso para o andamento do projeto.

“É importante que o empreendedor saiba mostrar sua forma de pensar para a equipe, incluindo o que aprendeu durante sua trajetória profissional e até os erros que cometeu”, afirma Celestino.

 

Conversa franca

Reuniões diárias, de 15 minutos, são uma alternativa. Nelas, cada colaborador deve apresentar ao chefe suas atividades da semana e o que foi feito até ali. A tática, criada pelo americano Jeff Sutherland, virou moda nas start-ups dos Estados Unidos.

Sistematizar o follow-up, mesmo por meio de conversas rápidas, abre espaço para que a chefia se dedique a tarefas estratégicas, como encontrar clientes e criar ou aprimorar produtos, segundo Luciana Ferreira, professora de liderança do Insper.

“Além de acompanhar e apontar erros, é uma hora boa para destacar em que o profissional tem acertado, tática útil para que a pessoa saiba quais são as expectativas dos gestores e aja de acordo”, diz.

Leia também