Da redação –

É importante ser respeitado e inspirador para sua equipe. A palavra “chefe” pode nos remeter a terríveis lembranças, por isso, vamos falar sobre líderes.

O que é ser um líder? Como fazer com que sua equipe tenha o melhor desempenho? Para atuar com eficiência, precisamos entender a liderança. Ela está presente em todos os ambientes sociais, não apenas no trabalho. Em uma classe na faculdade até um clube de livros, sempre há alguém que guia os demais, e pode ser você.

“Alguém que passa confiança aos funcionários, que pratica empatia e que os inspira, é como um líder deve ser” diz Madalena Feliciano, criadora do 1º Método IPC (Impacto Positivo Comportamental) e diretora do Instituto Profissional de Coaching – IPC.

Uma edição da pesquisa Carreira dos Sonhos de 2018, feita pela Cia de Talentos, mostra que a confiança dos colaboradores em seus líderes varia entre metade e pouco mais da metade dos entrevistados – uma média de 49% e 57%.

Isso mostra que a maioria ainda peca em algumas questões, por isso o IPC oferece algumas dicas sobre como melhorar sua liderança:

Seja presente e demonstre interesse

Procure estar mais vezes entre seus funcionários, a convivência gera confiança, e quanto mais você puder conhecer sobre os colaboradores, melhor se torna a comunicação.

Mostre-se flexível

Entendendo o trabalho de cada um e com um pouco de conversa, todos os funcionários podem se sentir reconhecidos.

Inteligência emocional

Não perca a paciência e mantenha o equilíbrio. Nem tudo dá certo sempre, você precisa focar na solução e em como melhorar.

Dê o exemplo

Seus colaboradores se espelham em você. Se exige que sua equipe seja sempre pontual, não se atrase. Se acredita que precisam de conhecimento técnico, se aprimore também.

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