Na hora de procurar um novo emprego, não adianta só disparar currículos e torcer pelo melhor. Mais do que isso, é preciso frequentar eventos, fazer cursos e contatos com colegas e conhecidos, que podem apresentar gestores, oferecer ideias e até uma indicação.

“É normal a pessoa se sentir ansiosa durante essa busca. Mas, se ela souber evitar os erros mais recorrentes, a chance de contratação aumenta muito”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da consultoria de RH Robert Half.

“É preciso ser honesto. O mercado é pequeno, as pessoas se conhecem, e o candidato se esquece de que é fácil checar a versão dada por ele”, diz a vice-presidente de RH do Santander Vanessa Lobato.

Não faça isso

Evite acostumar-se com a vida de desempregado. É normal o profissional querer uns dias de descanso, mas é vital retornar a rotina logo. Além disso, não subestime a concorrência, observar quem está empregado na mesma função pretendida é importante.

Disparar centenas de currículo pela internet também é outro erro recorrente. Para quem quer achar uma vaga adequada é preciso ver e ser visto. O LikedIn, segundo especialistas, é uma ótima ferramenta para que isso aconteça.

Não busque empresas com perfil incompatível ao seu. Faça uma avaliação em sites anônimos ou até mesmo em páginas de redes sociais.

Na hora da entrevista, não use respostas evasivas. Não adianta esconder do recrutador seu lado ruim, até porque eles não demoram a aparecer. Além disso, coloque expectativas a longo prazo durante a conversa, antes mesmo de entrar no assunto salário e benefício.

Seguindo essas regras simples, a probabilidade de conquistar uma vaga desejada pode aumentar ainda mais.

Folhapress*

Leia também