Abordar um desconhecido em um evento e se apresentar pode ser um enorme desafio para quem é tímido. A dificuldade de interação, por vezes, pode ser um problema, mas isso não significa que introvertidos não devem – e não podem – criar bons relacionamentos de trabalho.

É importante estabelecer metas claras para as conversa, além de buscar confiança em si próprio para passar uma boa impressão durante o diálogo ou interação com outros funcionários.

Dicas

Definir um objetivo para a conversa pode aliviar a ansiedade. Mais do que ser sociável ou divertido, é importante ter um discurso honesto e mostrar que o encontro será proveitoso.

O uso de tecnologia também é importante. Redes sociais e e-mail ajudam a fazer um primeiro contato sem se sentir desconfortável. Quando conhecer um pouco melhor seu interlocutor, avence para ligações e encontros breves e casuais.

Abra os horizontes, certos ambientes, como universidades e MBA, já possuem redes de relacionamento já traçadas. Sem muito esforço, é possível se expor a pessoas com objetivos semelhantes na carreira e que buscam contatos profissionais.

Caso não consiga estabelecer contato, peça auxílio. Amigos e familiares podem ajudar a quebrar o gelo no encontro com um executivo ou mesmo indicá-lo para uma vaga de emprego.

*Folhapress

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