A quarta geração do utilitário esportivo Escape é a grande aposta da Ford neste ano, com planos futuros que incluem o Brasil. O modelo apresentado nos EUA deve chegar ao país até 2021 para marcar uma nova fase da empresa, que neste mês completa cem anos no mercado nacional.

O novo Escape é bem diferente dos demais utilitários da Ford, que seguem um estilo mais “quadrado”. A dianteira é alongada e o capô tem uma curvatura que remete ao Porsche Macan.

Embora pareça compacto, o espaço interno surpreende. O banco traseiro corre sobre trilhos. Mesmo na posição mais avançada, uma pessoa com 1,80 metros de altura consegue se acomodar. O quadro de instrumentos digital e o mostrador de 12 polegadas do sistema multimídia podem ser configurados ao gosto do dono.

O novo Escape tem sistema de frenagem autônoma capaz de parar o carro em caso de colisão ou atropelamento iminente. O utilitário também consegue trocar de faixa sozinho para evitar acidente – para que essas manobras por conta própria ocorram em segurança, há duas câmeras e 17 sensores que monitoram o trânsito ao redor.

A versão mais potente do Escape tem motor 2.0 turbo de 253 cv, movido a gasolina. Abaixo desse está o 1.5 Ecoboost, igualmente turbinado (183 cv). Há também uma opção 2.5 híbrida (200 cv) que pode rodar no meio urbano consumindo apenas energia elétrica.

Leia também