Da redação –

A forte onda de calor que atingiu o Estado de São Paulo nesta semana também pode afetar motoristas e o trânsito. Desta forma, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para os cuidados ao dirigir nessas condições.

A primeira dica é, se possível, não dirigir nos horários em que a incidência solar está mais intensa, ou seja, das 11 às 17 horas. De acordo com a Defesa Civil estadual, o ideal, para todos os casos, é permanecer em locais protegidos dos raios solares.

Se não tiver como escapar do trânsito nesse período, tome algumas precauções, como se hidratar com água, usar protetor solar e óculos escuros. Ainda segundo a Defesa Civil, tente umidificar o ambiente e use soro fisiológico nos olhos e narinas.

Uma recomendação geral é que o motorista não dirija se estiver cansado ou então logo após ingerir alimentos pesados ou gordurosos. Esses alimentos podem causar sonolência ou até mesmo provocar algum tipo de mal-estar.

Veículo

O carro deve estar sempre em boas condições de uso. Verificar o nível de água ou líquido arrefecedor no radiador é fundamental para os dias de calor intenso. O mau uso ou falta de refrigeração pode fundir o motor. Fique atento aos alertas no painel do veículo.

A pressão dos pneus também é algo que precisa ser checada, assim como o nível de combustível. O uso do ar-condicionado aumenta o consumo, o que pode levar a uma pane seca e outros problemas.

Como nos dias de calor costuma aumentar a incidência de pancadas de chuva, o limpador de para-brisa deve estar funcionando bem e com as palhetas em dia. E sempre mantenha distância segura do veículo à frente por causa do risco de pista escorregadia.

Se a chuva estiver muito forte, a ponto de prejudicar a visibilidade do motorista, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir. O uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias e ajuda na visibilidade do condutor.

Fique igualmente atento a queimadas ao longo das vias. Se passar por algum foco de incêndio e fumaça, reduza a velocidade e tente acionar o Corpo de Bombeiros da região. Além disso, não jogue lixo ou pontas de cigarro pela janela do veículo.

Leia também