Da Redação

Esculturas de orelhas gigantes, de 1,6 metro de altura, estão sendo pintadas por artistas plásticos na capital paulista, para alertar à população sobre vários fatores de risco que podem Levar à surdez e, também, desmistificar o preconceito em relação ao uso do aparelho auditivo.

As obras ganharão as ruas e praças da cidade, entre 24 de julho e 22 de agosto, e serão leiloadas em seguida – os valores arrecadados serão destinados ao Hospital das Clínicas, ao Programa Reouvir (SUS) e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, 5,6% da população brasileira tinha deficiência auditiva.

Fique atento

O projeto foi idealizado pela área de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). A otorrinolaringologista Paula Tardim, que faz parte da equipe, destaca a importância da prevenção e do tratamento.

“Existem formas de reabilitação da audição associada à leitura orofacial, ao desenvolvimento da Linguagem Brasileira de Sinais, à implantação precoce de aparelhos auditivos externos convencionais ou mesmo cirurgias para reabilitação. Em muitos casos você restabelece totalmente a audição”, explicou.

Antes prevenir…

A médica reforça a importância de um diagnóstico correto e precoce para evitar perdas auditivas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

“Crianças com perda de audição, que não são diagnosticadas, muitas vezes recebem diagnóstico de hiperatividade, déficit de concentração e, às vezes, não evolui para um tratamento que leva a um desempenho auditivo melhor”, destacou.

Ela reforçou ainda cuidados cotidianos como uso de equipamentos de proteção individual por trabalhadores expostos a ruídos ou mesmo pessoas que utilizam fones de ouvido com frequência em volume alto.

Leia também