Da redação

Fazer as sobrancelhas e tratar os cílios em um salão de beleza são maneiras de melhorar a aparência. Mas os especialistas alertam há muito tempo que os corantes e outros tratamentos podem não ser seguros. “Agora, com os salões oferecendo uma variedade de procedimentos – microblading, laminação de sobrancelhas, permanente de cílios e muito mais – é mais importante do que nunca entender os riscos destes procedimentos”, afirma a oftalmologista do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), Sandra Alice Falvo.

Tratamentos

Coloração: durante esse procedimento de 15 minutos, o corante semipermanente é pintado nas sobrancelhas ou nos cílios para que pareçam mais espessos, mais escuros e mais cheios.

Microblading de sobrancelha: o microblading também é conhecido como tatuagem de sobrancelha, microfeathering ou micro-sombreamento. O pigmento permanente é tatuado na pele usando uma agulha montada em uma pequena ferramenta portátil.

Laminação da sobrancelha: este tratamento químico leva menos de 1 hora e não envolve agulhas ou corante semipermanente. Em vez disso, um creme permanente é aplicado nas sobrancelhas para permitir que o cabelo seja esculpido em uma forma mais desejável.

Permanente dos cílios: durante um permanente de cílios, os fios são revestidos com um adesivo e enrolados em torno dos rolos. Soluções químicas são então aplicadas aos cílios para criar um cacho duradouro.

E quais são os riscos?

“A Academia Americana de Oftalmologia emitiu um alerta destacando que os aprimoramentos estéticos nas sobrancelhas e cílios representam perigos para a saúde porque estão muito perto dos olhos. Esses tratamentos podem causar problemas nos olhos e afetar a visão. As pessoas podem desenvolver sensibilidade com a exposição repetida aos agentes químicos. Além disso, as formulações podem mudar com o tempo. É possível ter uma reação mesmo que você tenha tolerado um tratamento sem problemas no passado”, afirma a oftalmologista do IMO.

A Food and Drug Administration (FDA) não aprova nenhum aditivo de cor para tingimento permanente ou coloração de cílios e sobrancelhas. A agência afirma que cílios permanentes, tintas e corantes das sobrancelhas são conhecidos por causar lesões oculares graves.

Apesar de emitir avisos, a FDA não pode regular os salões de beleza. Esse trabalho cabe aos governos estaduais e locais, nos EUA, que podem ter regras diferentes. O Conselho de Barbearia e Cosmetologia da Califórnia, que regula os salões de beleza do estado, alertou os proprietários de salões de beleza do estado de que eles podem ser citados e multados pelo uso de produtos tintométricos. Mas os corantes de sobrancelhas e cílios são legais em Nova York, desde que não sejam permanentes.

Como não existem padrões estabelecidos para esses produtos destinados aos cílios e sobrancelhas, pode ser difícil julgar o quão seguro eles são. Mesmo que a FDA aprove os corantes para tingir, ainda será possível desenvolver infecções e reações alérgicas, de modo que a aprovação da FDA por si só não torna o procedimento seguro.

“Se você tiver uma reação a qualquer tipo de corante ou cosmético, empregado nas sobrancelhas e cílios, entre em contato com um dermatologista e com um oftalmologista para uma avaliação apropriada”, diz Sandra Falvo.

Leia também